Onde observar aves na cidade de São Paulo?
Posted on: December 20, 2011, by : Ze Edu Camargo

Mesmo sem querer, qualquer paulistano já deve ter notado: de repente, no meio de uma praça qualquer da cidade, aperece uma ave incomum: um pica-pau, um passarinho multicor, ou mesmo uma ave de rapina. Isso tem explicação. Apesar de ter se tornado uma megalópole, com milhões de pessoas, a capital é rodeada por áreas de Mata Atlântica, algumas originais, outras reconstituídas. Assim, a diversidade é grande na maior cidade da América do Sul. Esse foi o tema de uma entrevista que dei no programa de rádio Planeta Eldorado,  comandado por Paulina Chamorro e Marcos Lauro (basta clicar no link). De quebra, muita música.

No programa, no entanto, esqueci de citar o meu lugar preferido em São Paulo para observar aves. É o Jardim Botânico, na Zona Sul, perto do Jardim Zoológico e do Zoo Safári. As razões são várias. Além de uma enorme quantidade de aves na mata, o Jardim Botânico também tem lagos que recebem muitas aves aquáticas, como marrecas e garças. Com sorte, você consegue ver até mesmo espécies não tão comuns, como o lindo pavó (Pyroderus scutatus), ou o tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus). Outros lugares excelentes na cidade são o Parque da Cantareira, a RPPN Curucutu, o Instituto Butantan e o velho e bom Parque do Ibirapuera. Mas desses eu vou falando em outros posts.

Periquito-rico no Parque do Ibirapuera – Foto Zé Edu Camargo

5 thoughts on “Onde observar aves na cidade de São Paulo?

  1. Moro nas palmas , perto do Horto. Aqui já observei tucanos de bico, no máximo de 4 juntos, periquitos de varias especies, sanhaços, sabiás, pica-pau amarelo, cinza e de penacho vermelho, papagaios tesourinha, bico de lacre, anum e outras tantas aves que não identifico, mas que começaram aparecer por aqui também. Caso conheça um site com fotos de aves, me informe, assim consigo identifica-las. Abraço.

  2. Mora na zona sul, próx Congonhas. Com as obras do Monotrilho, alguns animais estão deslocados. Tem sido frequente avistarmos morcegos, urubus, que fazem ninhos nos telhados das casas. Observei um casal por vários dias. Eles entraram na garagem de um condominio. Funcionários ligaram p Prefeitura p solicitar remoção , mas Prefeitura informou que não se tratava de ave silvestre. Concordo que não são lindos , porém tem papel fundamental no equilibrio do meio ambiente. Acho que serão eliminados pelos moradores.

  3. É com muito prazer e alegria que vejo que ainda existem tucanos no jardim botânico de São Paulo, aves ameaçada de extinção. Pois ainda existe pessoas nesse planeta que procura preservar a natureza exercendo a autoridade e confiança dada pelo criador ao homem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: