Voa, tabuiaiá
Posted on: January 11, 2012, by : Ze Edu Camargo

Maguari, joão-grande, jaburu-moleque, cauauá, socó-grande. E, no Pantanal, tabuiaiá. Muitos nomes populares para uma ave só, que pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, embora seja mais comum no Sul e na planície pantaneira. Tabuiaiá também é o nome de uma música que fiz em parceria com o cantor e compositor Guilherme Rondon. Ela abre o disco Made in Pantanal. O CD foi todo gravado num estúdio montado na Fazenda Barra Mansa, às margens do Rio Negro, no Pantanal Sul. Um dos melhores lugares do Brasil para quem quer observar a fauna e a flora pantaneiras, a Barra Mansa já recebeu diversos fotógrafos da National Geographic, do Brasil e do exterior. Luciano Candisani é um dos que estão sempre por lá.

Tabuiaiá (a música) nasceu de um desafio proposto pelo Guilherme, durante uma roda de tereré na Barra Mansa, tempos atrás. O compositor Ivan Lins havia acabado de passar uns dias por ali, e deixado um belo texto no livro de visitas, falando de um fim de tarde de pescaria e de um tabuiaiá que acompanhara o barco dele o tempo todo. Guilherme tinha uma melodia e me perguntou se eu não queria fazer uma letra baseada na história. E nasceu Tabuiaiá, gravada agora por ele nesse belo disco – que, aliás, comemora os 40 anos de carreira de Guilherme. Reconhecido no Brasil e no exterior, ele já teve músicas gravadas por uma variada gama de cantores, de Nana Caymmi a Almir Sater. E, bem mais recente, pelo fenômeno Michel Teló. Mas não há nada como ouvir o próprio compositor interpretando a sua obra. Para isso, basta clicar aí embaixo e ouvir Tabuiaiá.


ComScore

E, para quem quer conhecer a ave, aí está um retrato do Tabuiaiá, feito pelo fotógrafo Julio Silveira:

Maguari (Ciconia maguari), Foto de Julio C. Silveira.

 

7 thoughts on “Voa, tabuiaiá

  1. Belo texto Zé Edu.
    Também muito bela é a foto do Julio.
    Maravilhosas são as canções de Rondon!

    Parabéns pelo post.

    Abraços.

  2. Linda canção. Adorei. A natureza como metáfora do amor!
    ” voa Tabuiaiá…dia foi prá pescar…noite vai ser de amor….” Perfeita

  3. I read this piece of writing completely concerning the resemblance of latest and previous technologies, it’s awesome article.

  4. Saudade de ver esse perna-longa do olho vermelho…Diz que tem até música, Que legal!!!…”Voa Tabuiaiá, diz que estou pra chegar…Tem peixe para o jantar e pinga no garrafão…”…rsrsrsrsrs

  5. Parabéns por tudo, a nossa cegonha o tabuiaiá no Pantanal faz seu ninho no solo e algumas vezes no alto de árvores como já registrei no Pantanal de Poconé.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: