A Caatinga revelada
Posted on: February 19, 2012, by : Ze Edu Camargo
Capa do livro Aves da Caatinga, de Edson Endrigo

 

O significado da palavra caatinga, mata branca em tupi, faz referência ao tom monocórdico da paisagem na época da seca. No entanto, o bioma esconde algumas da aves mais espetaculares do Brasil, algumas delas endêmicas (ou seja, só ocorrem ali). Essas belezas agora estão reunidas no livro Caatinga, do fotógrafo Edson Endrigo. É a sexta publicação de uma série que já abordou outros biomas brasileiros.

O livro de Endrigo, além de fotos belíssimas, também traz um alerta. Nele estão retratadas algumas aves sob risco. Embora não receba tanta atenção, a caatinga sofre com desmatamento, extração ilegal de madeira para carvão e queimadas. Ameaças a um ambiente que merece inclusive mais estudos.

O livro pode ser encontrado no site da editora (basta clicar no link). Abaixo, três fotos da publicação, escolhidas pelo próprio autor, que mostram aves endêmicas da caatinga. Endrigo agora elabora o sétimo livro da série, que vai retratar as aves dos ambientes costeiros do Brasil.

 

 

7 thoughts on “A Caatinga revelada

  1. Eu fico muito triste em saber que nem A CAATINGA , está livre dos PREDADORES humanos, é lamentável como toda a degradação que ocorre no Brasil, não tem sequer interesse em preservá-los por parte dos governantes; é lamentável; pois a beleza das Aves, que talvez não exista em nenhuma outra parte da terra, e que muitas outras ainda não viemos à conhecermos. Mas, falando das Aves do livro de ÉDSON ENDRIGO, são simplesmente lindíssimas, e é só uma amostra, – Qual é o nome deste PÁSSARO que ESTÁ NA CAPA? Muito agradecida pela oportunidade.

  2. Assentamentos dos sem-terra nas regiões da Caatinga….. caça impiedosa por parte de uma gente que não sabe como lidar com a terra nem com animais que não foram adaptados à seca, como no caso dos bois. Presenciei queimadas para matança de mocós, preás….. caça intensa em áreas do IBAMA ou fora dela…. sem contra os inumeros animais que morrem atropleados nas estradas……. ta complicado na Caatinga…… gatos selvagens, seriemas, teiús, raposas… NÃO ESCAPA NADA!!!

    Não é por fome!! eles tem criações, motos, carros, armas e munição…..

    É a ignorância de uma gente QUE DESTRÓIA A NATUREZA….. e um GOVERNO INOPERANTE!

  3. Parabéns ao Edison Endrigo , lindíssimas fotos!

    Choca-barrada-do-nordeste (Thamnophilus capistratus). Tem aqui em Campo grande, Ms. em minha casa,livre lógico . Já fizeram ninho .Me diga o parceiro ou parceira tem a cor diferente , bege escuro? quer falar comigo Edison?
    e-mail perpetuasoncela@gmail.com
    Sou artista plástica pintora
    Abraços

  4. Poxa, parabéns.

    Eu só não entendo porque os nossos governantes não fazem nada pelo nordeste. Fico vendo as imagens na Internet e acho uma vergonha. As pessoas aquí no Sudeste tem uma má visão das pessoas do Nordeste. Lembram da seca de 1932 em diante? Que imagens!!! Dá até para chorar sem parar devido a tanta desgraça que acomenteu nosso povo. E quem vai pagar por isto? não se tem uma política contra o desmatamento do Nordeste. Temos que ajudar nossas crianças e ensinal-as a preservar a natureza.

    Rivaldo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: