O mercado de turismo e a observação de aves
Posted on: August 6, 2012, by : Ze Edu Camargo

Apenas alguns anos atrás, era coisa de doido imaginar um mercado para o birding no Brasil. Atividade antiquíssima na Europa e na América do Norte, a observação de aves engatinhava por aqui. Contavam-se nos dedos os hotéis com alguma estrutura e os guias especializados. Apenas para comparação, dados de 2006 do U.S. Fish & Wildlife Service apontavam que o birdwatching gerava uma contribuição de US$ 36 bilhões à economia norte-americana. Aqui, no entanto, tudo parecia mal parado.

Mas apenas parecia. O birding avançou cinquenta anos nos últimos cinco. E as comprovações começam a aparecer. Com números, inclusive. Os primeiros resultados do Censo Brasileiro de Observação de Aves traz resultados surpreendentes. Promovido pela Avistur com o apoio de outras entidades, ele foi dividido em dois: um censo para birders e outro para hotéis/destinos. É neste último que estão as boas surpresas.

Quem esteve na feira Avistar este ano em São Paulo ou no Rio percebeu a grande presença de cidades turísticas divulgando seus locais de birding. O Censo vem confirmar o surgimento dessas estruturas específicas. Foram 500 respostas. Ou seja, 500 estabelecimentos que têm alguma relação com a atividade, um número excelente. Você pode conferir todos os resultados aqui, mas vamos destacar alguns pontos.

Dois terços dos estabelecimentos consultados já receberam observadores de aves. E 25% deles começaram na atividade nos dois últimos anos (2010 e 2011), um crescimento fantástico. Quase metade são pousadas, que associam o birding à hospedagem. E a maioria começou a receber birders depois de convidar pesquisadores/fotógrafos/guias para conhecer o local. Aqui vale um parêntese. Apesar desse número, nem só de ações isoladas vive a divulgação do birding. A Associação de Hotéis Roteiros de Charme organizou este ano entre seus associados uma iniciativa para promover a atividade – deve publicar em breve em seu site uma área só para o birding, com a lista de aves de cada hotel participante.

Conclusão, começamos a ter um mercado de turismo de observação de aves no Brasil. E ele cresce a taxas chinesas. Um turismo sustentável, que exige áreas conservadas – e gera recursos para a conservação. Nada melhor.

4 thoughts on “O mercado de turismo e a observação de aves

  1. ola, gostaria de me informar mais sobre a pratica para implanta-la em minha propriedade ao lado do parque estadual da serra do mar, na rod mogi bertioga, voce teria uma lista de livros que eu possa adquirir para entender mais sobre a atividade e as especies etc.

    obrigado

  2. Gil, tudo bem? Olha, acho que uma boa maneira de começar é navegando por um site chamado Wikiaves.com.br . É uma plataforma colaborativa onde você pode aprender sobre as aves brasileiras, trocar experiências, conhecer observadores e proprietários de pousadas etc. Entre os livros, recomendo os manuais de campo do Thomas Sigrist. Fundamentais também são os livros de fotos do Edson Endrigo. Se você usa iPhone, recomendo o guia de aves da Mata Atlântica do Planeta Sustentável. E sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa, pelo meu email: zeedoo @ gmail.com. Abs!

  3. OLÁ, TEMOS UMA POUSADA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO- AMAZONAS E DESENVOLVEMOS OENTRE OUTRAS ATIVIDADES, A OBSERVAÇÃO DE AVES DENTRO DE NOSSA ÁREA VERDE. LÁ É POSSIVEL VIZUALIZAR O RARO E BELÍSSIMO GALO DA SERRA.
    NOS ORGULHAMOS DE DESENVOLVER E BUSCAR APRIMORAR AO MÁXIMO ESSA PRATICA EM NOSSOS ESTABELECIMENTO POIS DESDE A A NOSSA FUNDAÇÃO VISAMOS O CONTATO INTEGRO E HARMONIOSO COM A NATUREZA E ESTA ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO DE AVES VEIO AO NOSSO ENCONTRO DE FORMA EXPONTÂNEA E VERDADEIR!
    QUEREMOS RECEBE-LOS AQUI, VENHAM!

  4. OLÁ, TEMOS UMA POUSADA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO- AMAZONAS E, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, DESENVOLVEMOS A OBSERVAÇÃO DE AVES DENTRO DE NOSSA ÁREA VERDE. LÁ É POSSÍVEL VISUALIZAR O RARO E BELÍSSIMO GALO DA SERRA.
    NOS ORGULHAMOS POR DESENVOLVER E BUSCAR APRIMORAR AO MÁXIMO ESSA PRATICA EM NOSSOS ESTABELECIMENTO POIS, DESDE A A NOSSA FUNDAÇÃO, VISAMOS O CONTATO INTEGRO E HARMONIOSO COM A NATUREZA E ESTA ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO DE AVES VEIO AO NOSSO ENCONTRO DE FORMA ESPONTÂNEA E VERDADEIRA!
    SERÁ FANTÁSTICO TE-LOS AQUI, VENHAM!
    O QUE: POUSADA E RESTAURANTE ALDEIA MARÍ-MARÍ. HOSPEDAGEM E BEM-ESTAR.
    ONDE: PRESIDENTE FIGUEIREDO- AMAZONAS
    COMO CHEGAR: AM 240, KM 13- COMUNIDADE MARCOS FREIRE
    CONTATO: POUSADAALDEIAMARÍMARÍ@GMAIL. COM
    TELEFONE: 92. 3324.1284/ 99409.2923

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: