A ave mais bonita do Brasil
Posted on: August 25, 2012, by : Ze Edu Camargo
Crejoá (Cotinga maculata). Foto de Ciro Albano – NE Brazil Birding

«Beauty is truth, truth beauty,» —  that is all
Ye know on earth, and all ye need to know. 

“Beleza é a verdade, a verdade a beleza”- É tudo o que há para saber, e nada mais. Os versos de John Keats (em uma tradução de Augusto de Campos) me vieram à mente enquanto eu acompanhava a apresentação do pesquisador Fernando Straube, no último Avistar Talks, em São Paulo. O tema era “O Poder da Beleza”. Straube mostrava algumas características das aves que nos chamavam a atenção, como as cores e formatos. A ideia era despertar o público para a questão: “o que nos faz achar que uma ave é bela?”. A certa altura, ele mencionou uma enquete que havia feito com ornitólogos, observadores e fotógrafos que conheciam bem a avifauna brasileira. A pergunta era: “Quais são as cinco aves mais bonitas do Brasil?”. Assim, a seco, sem explicação. E os resultados foram surpreendentes.

Participaram da enquete 32 pessoas, de várias regiões do país e até do exterior. Straube computou os dados após receber as respostas. Uma delas veio em branco, com um recado curto e direto: “Não vou responder, pois essa enquete não faz sentido!”. Alguns disseram que só votaram nas aves que já haviam observado na natureza. Outros relacionaram as aves sem nenhuma explicação. Não era preciso colocar uma ordem de preferência entre as cinco votadas.

Computados os votos, uma primeira surpresa. Nada menos do que 127 espécies (das 1832 na lista brasileira do CBRO) receberam votos. Destas 99 receberam um único voto. Ou seja, a falta de convergência entre os votantes foi grande – mostrando a diversidade de opiniões quanto ao que é a beleza na avifauna. Por fim destacou-se uma ave que poderíamos chamar de vencedora: o crejoá (Cotinga maculata), espécie da Mata Atlântica que só tem registros recentes no sul da Bahia. Ela teve 10 votos. Na sequência, vieram o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), com 9 votos, o galo-da-serra (Rupicola rupicola), com 7 votos, e o pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), com 5 votos. Daí para baixo havia alguns empates. “Deu para perceber que nem só características físicas da ave contaram na escolha, mas também a dificuldade de observação e até o status de conservação”, diz Fernando Straube.

De todo modo, fica uma conclusão. Estamos bem servidos quanto à beleza das nossas aves, já que nem mesmo os conhecedores conseguem escolher poucas espécies. Sorte de quem observa aves por aqui. Sorte de quem pode ainda ver o crejoá, o galo-da-serra, o soldadinho-do-araripe livres na natureza. E o título deste post é só uma provocação, claro. Tente eleger as suas cinco aves mais bonitas do Brasil, mesmo que isso não faça sentido. Beleza é a verdade.

Pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa). Foto de Ciro Albano – NE Brazil Birding

Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanii). Foto de Ciro Albano – NE Brazil Birding

31 thoughts on “A ave mais bonita do Brasil

  1. isso é uma pura sacanagem vender pássaros gostaria de ver ao contrario os pássaros vendendo humanos como seria

  2. Muita massa a matéria! Sem falar que ainda existem vários exemplares que não conhecemos, pois falta pesquisa de fauna ao longo de nosso país. O Albano é o cara! Fotógrafo perfeito. Conheço seu trabalho! Parabéns! Telma Semace.

  3. São todos tão lindos que é muito difícil classificar o mais bonito!!! Mas está de parabéns!!! Belas fotos e sorte de encontrar esses animais na natureza

  4. Não podemos tratar a beleza de modo uníssono, no que tange às nossas aves – aliás, em tudo o belo é incerto. O sentido então da beleza das aves, qual é? O belo está no encantamento, a forma como somos tocados pelo objeto observado. Ora, se não é belo o urubu afagando o carcará? A beleza depende, meu ponto de vista, do ponto de vista de quem é tocado pela beleza.
    Outra coisa importante: de onde vem a beleza das aves afinal? Então é belo o uirapuru pelo seu canto, ponto – o crejoá pela sua plumagem, ponto outro. E as femeazinhas de tons apagados, como a do próprio crejoá? Vejo o encanto: gera a vida e dela cuida, só por assim a vida, tão simplesinho – fazer com que continue, perpetue. Eis o encanto e, se o que encanta é belo, eis a beleza.
    Não há, portanto, a ave mais bela: existe sim a beleza em cada ave.

  5. Esta pergunta é muito interessante, pois onde fica o “rouxinol do rio negro e o corrupiao”, tanto por suas plumagens como pelo seu belo canto.

  6. A escolha está perfeita. Sou criador de aves há 50 anos e posso dizer que aqui nesta página estão 4 fotos das 4 aves mais belas do Brasil. A quinta é a Saíra do Paraíso, Tangara chilensis chilensis. Tentem achar fotos dela na internet. Tenho certeza que irão gostar. tenho várias fotos dela. Carlos.

  7. todos são de uma beleza fascinante. ficaria horas e horas admirando as peculiaridades de cada um.

  8. Faltou muitos aí. Faltou o Tiê – sangue, a Saíra do paraíso, Corrupião, João pinto, Gaturamo verdadeiro, Gaturamo ferro, Cardeal, Galo de Campina, Tangará, Guaxe, Rouxinol do Rio Negro, Xexéu bananeira, Saíra tucano e as outras Saíras, Sanhaço Frade, Sábia preta, Araponga, as aves da espécie das maritacas….etc…

  9. lendo comentários..esqueci do meu querido tié sangue ou sangue de boi como é chamado por aqui……lindo demais….Guaraú – Peruíbe – Brasil….,
    contei de novo onde eles se protejem……

  10. Vejam o site http://www.wikiaves.com.br onde poderão observar quase duas mil espécies diferentes de aves brasileiras e conferir mais de 15000 fotos !! Não se pode fazer uma pesquisa somente com 32 respostas num universo tão grande quanto a fauna de aves do Brasil. Se acharam as aves acima lindas, vejam saíra-lagarta, anambé-pompadora; feija-flor-de-gravata-vermelha, pintor-verdadeiro, saíra-sete-cores, maria-leque-do-sudeste, topetinho-vermelho, beija-flor-de-leque-canela, etc. etc, etc. Acho linda até filhote de coruja, Abraço

  11. Pelo visto as pessoas não conhecem o “rouxinol do rio negro”, ou o “corrupiao”, que praticamente só é visto no alto rio negro, ou nas imediações do grande rio, o que é uma pena, pois além de serem difíceis de serem avistados sua plumagem exuberante, o rouxinol com sua plumagem de um amarelo vivo e preto, e o corrupiao, com sua plumagem alaranjada com preto, e o canto destes dois pássaros é de uma beleza fenomenal.
    o galo da serra também é uma ave muito linda, com várias peculiaridades próprias.
    Adalberto César

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: