As torres do Cristalino
Posted on: September 15, 2012, by : Ze Edu Camargo
Rio Cristalino. Foto Zé Edu Camargo.

Na Amazônia, torres de observação costumam ser imprescindíveis para o birding. A explicação é simples: boa parte das espécies passa a vida na copa das árvores. Assim, observá-las do chão é tarefa muito difícil – não raro, impossível. No Brasil, contam-se nos dedos as torres de observação em meio à selva. E duas delas estão em um só lugar, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Rio Cristalino, em Mato Grosso, na divisa do Pará. Ali está um dos pontos de sonho para qualquer birder brasileiro (e mesmo gringo), o Cristalino Jungle Lodge. Há pouco mais de um ano, estive ali preparando uma reportagem para a revista Viagem (publicada em junho do ano passado), acompanhado do fotógrafo (e também birder) Marcos Amend. Passamos quatro dias em busca de imagens. Não só de aves: foram ariranhas, jacarés, lontras, porcos-do-mato, jiboias e um sem-número de insetos (como as mais coloridas e imensas borboletas que já vi). Subimos o rio Cristalino até o parque estadual, em busca de onças – que não deram o ar da graça. E fizemos até uma incursão noturna na selva.

Mas é nas torres do Cristalino que o bicho pega – literalmente. O guia Jorge, que nos acompanhou, tem olhos e ouvidos atentos, acionando o playback para atrair um sem-número de aves diferentes a todo instante. Graças a ele vivi um dos momentos mais divertidos durante uma saída até hoje. Jorge atraiu um bando misto que passava perto da torre. E bando misto, por ali, significa uma turma do barulho, com saíras, gaturamos e até beija-flores. Era tanto bicho que eu não sabia onde focar primeiro. E rendeu ótimas fotos.

Nas torres também podem ser encontradas aves mais raras. Com sorte, até uma ou outra nem descrita pela ciência. Não se pode esquecer que ali foi descoberta uma nova espécie de ave de rapina, o falcão-críptico (Micrastur mintoni) há apenas dez anos. Entre as figurinhas não muito fáceis que encontrei, o capitão-de-cinta e o anambé-azul renderam os momentos mais bacanas. E também a marianinha-de-cabeça-amarela, uma espécie de psicitacídeo muito interessante, e que permitiu uma boa aproximação.

Chegar ao Cristalino é bem fácil. O acesso por avião é feito até Alta Floresta, no Mato Grosso. Dali são duas horas de 4×4 e mais uma hora e meia de barco, atravessando o Teles Pires e subindo o próprio rio Cristalino. Ah, os mesmo donos têm um hotel em Alta Floresta, onde há um trecho pequeno de mata. Pois bem, ali um casal de harpias (ou gaviões-reais) resolveu nidificar, já faz alguns anos. E em 2012 estava com um filhote. Coisa de cinema.

Anambé-azul. Foto Zé Edu Camargo

 

 

Marianinha-de-cabeça-amarela. Foto Zé Edu Camargo

 

Gaturamo-do-norte. Foto Zé Edu Camargo

 

Araçari-de-pescoço-vermelho. Foto Zé Edu Camargo

 

Garça-real – Foto: Zé Edu Camargo

14 thoughts on “As torres do Cristalino

  1. Que maravilha! Fico feliz em saber que nem tudo está perdido, ainda existem lugares onde preservam a natureza. Parabéns!

  2. Acho que as fotos desse site ficariam mais interessantes com informações de Camera, Lente, velocidade, abertura e iso

    ae sim o fluxo desse site aumentaria

    abs!!!

  3. MaryAnoche pensando en ti mis ojos se huioedcmeren entonces comprended lo mucho que te quiero…Ased de grande es el carif1o y el respeto que siento por ted y que todos deben sentir hacia ted. Una mujer humilde, decente, amorosa, tierna e inocente; es decir una dama en toda la expresif3n. Porque sabes mary; amarte es un suef1o, besarte una ilusion, quererte un capricho y dejarte un dolor. Eso siento por ted mi dulce amiga, espero platiquemos pronto y me permitas comentarte mi admiracif3n por ted. Despue9s platicamos y gracias por escucharme cuando te peded que pusieras fotos tuyas, a ver si pones unas cuantas me1s para que todos admiren y respeten tu belleza y tu sinceridad.Espero que Jehove1 te siga guiando a ted en el e9xito y a todos nuestros amigos que te admiran de manera honesta y respetuosa, a ellos les dirijo un consejo muy bueno: El amor es sufrido y bondadoso. El amor no es celoso, no se vanagloria, no se hincha, no se porta indecentemente, no busca sus propios intereses, no se siente provocado. No lleva cuenta del daf1o (1 Corintios 13:4, 5).Espero les sirva a ellos y a ted mi estimada Mary, me despido mandandote un beso y esperando tu respuesta, byeeeeeeeee.Atte.Rafal Testigo

  4. Assim como o repórter, estive neste agosto no Cristalino e,guiada pelo mesmo Jorge, pude ver aves maravilhosas. Um espetáculo este lugar!
    Cristina

  5. Maravilhoso seu trabalho !!! As pessoas em geral deveriam dar mais atenção aos pássaros, eles dizem à relva, plantas árvores e flores quando crescer, emitindo os sons necessários á sua atividade química pelo canto ! Os pássaros não possuem vidas inúteis e preguiçosas ! Há um motivo para o seu canto, o canto dos pássaros é necessário á Natureza ao ar livre !!!

  6. lindas fotos eu também sou guia moro em novo airao amazonas e também faço observação de pássaros uma atividade que esta começando a crescer aqui no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: