A nova torre do Jardim Botânico de Manaus
Posted on: September 19, 2014, by : Ze Edu Camargo
Nascer do sol no alto da torre – Foto: Zé Edu Camargo

Uma área de mata conservada, com 100 km2, no coração da Amazônia, já seria um lugar interessante o suficiente para os observadores de aves. Mas a reserva Ducke (onde fica o Jardim Botânico de Manaus) vai além: nos limites do perímetro urbano da capital do Amazonas, ela tem fácil acesso. E agora permite aos birders uma experiência que só alguns hotéis de selva ofereciam: uma torre novinha, acima da copa das árvores.

Na Amazônia, torres de observação mostram-se imprescindíveis. Como o dossel da floresta (a copa das árvores) é o habitat mais rico para aves e diversos outros animais, o birding é muito limitado no nível do chão. Uma torre como a de Manaus é ouro puro, ainda mais instalada em uma reserva de mata enorme como a Ducke. E o efeito será sentido não só entre os birders, mas também no número de registros novos e (por que não?) inéditos. Além de permitir a iniciação de um grande número de novos observadores locais. Por fim, também vai trazer aos observadores de outros lugares do país e do exterior uma opção que Manaus ainda não tinha.  Para conhecer a nova torre o ideal é marcar com antecedência com um guia autorizado pelo MUSA (Museu da Amazônia, que administra o Jardim Botânico).

Observadores podem conseguir autorização para entrar mais cedo (os visitantes comuns formam grupos para visitas guiadas a partir de 8h). A bióloga Marina Maximiano (marimaxbio@gmail.com) é um dos guias do museu que pode levar observadores à torre.

Saíra-negaça – Foto: Zé Edu Camargo
Arapaçu-galinha – Foto: Zé Edu Camargo

6 thoughts on “A nova torre do Jardim Botânico de Manaus

  1. EU AMO TODAS AS AVES DESTE PLANETA,NÃO SEI O NOMES DE TODAS, AMO A AVE MAIS LINDA DA REGIÃO DO NORTE DA AMAZONAS ( O IRAPURU ) SÓ EXISTE NO NORTE DO BRASIL. EM BRASILIA TEMOS UM CONCURSO DE SAMBA E O COMPOSITOR E CANTOR, VINÍCIUS DE OLIVEIRA E O BOLACHA, ESTÃO CONCORRENDO COM UM SAMBA LINDO CHAMADO (XANGO IRAPURU )PAGINA NO FACEBOOK DE VINICIUS. (VINÍCIUS DE OLIVEIRA.( RESIDENTE AQUI EM BRASILIA ) ESTOU TORCENDO PELA SUA VITÓRIA É PELA VOTAÇÃO O JULGAMENTO DOS AMIGOS ( AS ) DE FACEBOOK E DE QUEM AMA O SAMBA VERDADEIRO SAMBA BRASILEIRO. MUITOS BEIJOS PA A EQUIPE QUE FAZEM ESTAS FOTOS. IGNAURA DE OLIVEIRA COSTA,
    .

  2. As aves da Amazônia são jóias da natureza. Cada foto deve ser guardada como um registro para as gerações futuras.

  3. Gostei muito das fotos, do local e pássaros, espero que vcs continuem com as imagens dos pássaros, que são lindas e muito bem fotografadas e além de outros animais também e que tragam o nome popular desses seres maravilhosos, para mim que sou leigo o nome além da foto ajuda muito na identificação…Muito obrigado…

  4. Nossa, ainda não conheço Manaus, mas fico imaginando como deve ser essa Torre, incrível , quero ainda visitar ela e com isso subir nessa Torre para fotografar.
    Parabéns Manaus pela iniciativa da Torre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: