Faça sua lista de Páscoa! (de aves, não de ovos…)
Posted on: March 30, 2015, by : Ze Edu Camargo
Periquito-rei – Foto: Zé Edu Camargo

O hábito de fazer listas (as aves que você viu em um determinado dia, no lugar tal) é muito antigo e muito valorizado em países onde a observação é uma atividade popular. Aqui no Brasil, mais do que uma diversão, temos uma necessidade. Porque gerar conhecimento (e cada pequena lista ajuda a gerar conhecimento sobre a avifauna) é uma boa maneira de reforçar as fileiras da conservação. Tudo o que você precisa: seus olhos, seus ouvidos, papel e caneta (um binóculo e um guia de campo também ajudam…).

Mas não faltam ferramentas mais tecnológicas para ajudá-lo. O wikiaves dá uma mão na hora de identificar as aves mais difíceis (e também serve para construir listas de aves fotografadas ou sons gravados) e sites como táxeus e e-bird são ótimos para construir e compartilhar listas de aves. Que depois podem ser acessadas por pesquisadores. O mecanismo é muito simples: vá para um parque, uma praça, um terreno ou mesmo numa área urbana e anote tudo que você viu ou ouviu. Depois coloque na internet com o dia e o local.

No fim de 2014, o pessoal do Avistar fez um desafio interessante: convocou os observadores de aves de todo o Brasil a postar suas listas no táxeus ou e-bird entre o Natal e o Ano-Novo. Foram centenas de listas e mais de 1000 espécies identificadas – um número espetacular. Agora a iniciativa está de volta – é o Desafio Aves da Páscoa. Entre os dias 2 e 6 de Abril, faça suas listas e coloque no táxeus, no ebird ou qualquer outro site. Participe e compartilhe. Veja mais informações no grupo do Facebook do Desafio Aves da Páscoa. Ajudar a ciência também pode ser divertido.

2 thoughts on “Faça sua lista de Páscoa! (de aves, não de ovos…)

  1. Faltou dizer que quem faz lista de aves também constrói outra paralela, com as palavras surpresa, diversão, aprendizado, encantamento, prazer, sorrisos, amigos, passeios, etc etc etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: