Casal viaja o Brasil passarinhando e educando
Posted on: April 23, 2015, by : Ze Edu Camargo
Uirapuru-laranja – Foto: Renato Rizzaro
Chifre-de-ouro – Foto: Renato Rizzaro

Há histórias tão ricas e vívidas que parecem ficção, enredo de filme, poesia – tudo junto e misturado. A trajetória do casal Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka é assim. Com garra e ralação, transformaram uma área em RPPN, na Mata Atlântica de Santa Catarina: a Reserva Rio das Furnas.

Até que, em 2010, o sonho escorreu pelas encostas do morro – a área da reserva foi atingida por um deslizamento causado pelas chuvas. Desalojados por um tempo, eles resolveram colocar o pé na estrada. Daí nasceu o primeiro projeto de educação ambiental – de lá para cá já foram 34 mil quilômetros (quase uma volta ao mundo) pelas estradas do Brasil. Nas paradas, eles organizam a Roda de Passarinho, que ensina observação de aves às crianças de um modo muito divertido.

As viagens também já renderam cinco pôsteres sobre a avifauna dos nossos biomas – Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Pantanal e Cerrado. Para produzir este último eles visitaram lugares tão incríveis como a Chapada dos Veadeiros e a Serra da Canastra. Os deliciosos relatos de viagem renderam um blog, onde você também pode comprar os pôsteres – o dinheiro ajuda na divulgação da observação de aves, na conservação da Mata Atlântica (a reserva já está se regenerando após o acidente) e nos projetos futuros de viagem dos dois. A próxima aventura, aliás, começa ainda em 2015 – desta vez eles vão visitar a Caatinga, fechando assim a série dos biomas.

Poster Aves do Cerrado – Reprodução
Queixadas – Foto: Renato Rizzaro
Seriema – Foto: Renato Rizzaro
Chapada dos Veadeiros – Foto: Renato Rizzaro

 

7 thoughts on “Casal viaja o Brasil passarinhando e educando

  1. Parabéns ao casal!! O trabalho deles é lindo e inspirador, não só nas viagens, mas também na Reserva Rio das Furnas. Maravilha!!!!

  2. Tive o imenso prazer de conhecer o Renato e a Gabriela na breve passagem que fizeram por aqui ( São Sebastião do Paraiso – MG) enquanto trabalhavam no projeto AVES DO CERRADO.
    São pessoas assim que fazem toda diferença no mundo, amor e respeito pelas pessoas e pela natureza.
    Abraços.

  3. Parabéns pelo trabalho. É maravilhoso e necessário.
    Gostaria de participar de alguma forma ou poder ajudar.
    Curto muito.

  4. Caros Renato e Gabriela,

    Parabens pela contribuiçao para a preservação do nosso belo patrimonio comum: as aves brasileiras! Lindo e valioso trabalho!
    Um grande abraço da equipe do

    Ecomuseu Dr Agobar Fagundes-EDAF
    Blumenau/SC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: