Brasil faz bonito em desafio mundial de observação de aves
Posted on: May 13, 2015, by : Ze Edu Camargo
Marrecas-toicinho no litoral do Rio de Janeiro – Foto: Zé Edu Camargo

Os resultados do Brasil no primeiro Global Big Day foram excelentes. Observadores de aves todo o país se esforçaram para aumentar o número de espécies e locais de observação, em todos os 27 estados. Chegamos a 1099 espécies, segundo lugar no geral, atrás somente do Peru (que já faz há alguns anos um trabalho fenomenal para estimular o birdwatching como uma opção de turismo sustentável).

Nossos hermanos conseguiram 1177 espécies. Os brasileiros contribuíram com 877 listas para o site eBird, um número pequeno diante dos norte-americanos (28.513), mas mesmo assim expressivo em relação aos nossos vizinhos. No geral, 124 países participaram (http://ebird.org/ebird/region/world?yr=bigday2015&m=&rank=mrec), e quase 6 mil espécies foram registradas (mais da metade do número mundial de espécies conhecidas).

No ano que vem tem mais. E o Brasil tem tudo para de novo fazer um bom papel neste desafio que, muito mais do que uma competição, é uma iniciativa para estimular a observação de aves (com resultados práticos para a ornitologia) em todo o mundo.

6 thoughts on “Brasil faz bonito em desafio mundial de observação de aves

  1. Que maravilha, Zé Edu! O bacana foi ver a América Latina muito bem representada, com mais de 4.300 listas!

  2. Parabéns pelo trabalho.. O Brasil tem tudo para para desenvolver esse papel, desde que cidadãos e autoridades politicas se comprometam em preservar nossa Biodiversidade, sendo que hoje temos a triste noticia que temos só 8% de Mata Atlântica preservada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: