Campanha na internet quer a criação uma nova Unidade de Conservação no litoral paulista

Posted on: September 14, 2015, by :
Papagaio-de-cara-roxa – Foto: Claudia Brasileiro

Uma área frágil no litoral sul de São Paulo (entre Itanhaém e Mongaguá), com aves raras e endêmicas da Mata Atlântica, tem sido constantemente ameaçada pela especulação imobiliária e pela tomada de terras pela agricultura. O quadro nada animador, no entanto, pode ser revertido com a ajuda dos internautas. A ideia do biólogo Bruno Lima é pressionar as autoridades a declarar a proteção da área através da coleta de assinaturas virtuais (para acessar basta clicar no link https://secure.avaaz.org/po/petition/ICMBio_BrasiliaDF_Criacao_do_Parque_Estadual_Restingas_do_Rio_Preto_e_Aguapeu/?sFKiLjb). Acompanhe uma pequena entrevista com o autor da petição:

Blog: Qual a importância dessa área litorânea para a conservação? Que ameaças ela sofre?

Bruno Lima: Essa área é considerada internacionalmente como Área Importante Para a Conservação das Aves no Brasil. Quem a decretou foi a BirdLife International, pois ali vivem diversas espécies endêmicas da Mata Atlântica, algumas inclusive ameaçadas de extinção. A área vem perdendo espaço para plantações de banana e para a especulação imobiliária.

Blog: Para os observadores de aves em particular, porque é importante proteger a área?

Bruno Lima: Além do fácil acesso, pois está perto da capital paulista e de Santos, a área possui uma topografia plana, que permite aos observadores de aves um bom deslocamento, sem se cansarem muito. E num pequeno espaço de tempo podemos ver diversas espécies. Algumas são bem raras, como o papagaio-de-cara-roxa.

Blog: Como funciona essa campanha na internet? Qual a importância do apoio virtual?

Bruno Lima: Normalmente vemos os problemas ambientais como algo que está muito além de nosso alcance resolver. Por isso criei uma campanha virtual para que todos se sintam capazes de fazer algo para mudar esse quadro, para que todos se sintam responsáveis por essas ricas florestas. Afinal, são nossas!

Mata Atlântica no litoral sul – Foto: Bruno Lima

 

 

4 thoughts on “Campanha na internet quer a criação uma nova Unidade de Conservação no litoral paulista

  1. Sabemos o quanto essa região paulista sofre com temporadas lotadas de turistas e especulação imobiliária, por exemplo, há décadas. A criação de uma UC se faz necessária não é de hoje. Certos danos são muito difíceis de se reverter e a região deve ser protegida por lei o quanto antes.

  2. Nenhum Ecologista, que se preza, pode silenciar sobre o perigo em se encontra essa área da Mata Atlântica. Todos tem que lutar, ombro a ombro, pela defesa dessa região, berço de várias espécies de aves e mamíferos amaçados de extinção.
    O poder Público não pode silenciar sobre esse assunto e sim tomar posição contra as ameaças que pairam sobre essa floresta.
    Os nossos cumprimentos pelo trabalho de José Eduardo Camargo.

  3. fiquei abismado quando ouvi de uma amigo que estaria sendo construído um enorme complexo habitacional (particular) de alto nível em plena mata atlântica, a menos de 500 mts do mar, só que no extremo norte do estado, mais precisamente em Ubatuba. A área inclusive já estaria interditada para o uso público. Sou totalmente a favor de qualquer iniciativa que vise preservar e respeitar a natureza

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: