Livro primoroso reúne todos os papagaios, araras e periquitos do Brasil

Posted on: December 4, 2015, by :

“Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra”.

O trecho aí em cima vem da carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro documento escrito sobre o Brasil, que já trazia algumas menções aos papagaios e periquitos. E, ao longo de nossa história, do Zé Carioca ao filme Rio, eles sempre estiveram associados à nossa imagem. Mas, apesar desta presença marcante, não eram abundantes os estudos e fontes de informação sobre as quase 100 espécies de psitacídeos que ocorrem em território nacional. Um parêntese: psitacídeo é uma palavra estranha mas de uso comum entre os biólogos para indicar papagaios e periquitos, em uma referência à família Psittacidae, que inclui nossos papagaios, periquitos, maitacas, araras, tiribas e maracanãs. Agora, o livro (mas o mais adequado seria dizer livrão, pela sua importância) Terra Papagalli vem cobrir com maestria muitas lacunas no nosso conhecimento destas aves. Obra de referência, mas que tem no visual e no cuidado gráfico um elemento fundamental, a obra traz as ilustrações do artista Eduardo Brettas (veja no final do post) em perfeita sintonia com o texto do pesquisador Luis Fabio Silveira, curador da coleção de ornitologia do Museu de Zoologia da USP. Um livro para apreciar como obra de arte e consultar como obra de referência. O lançamento ocorre no dia 9 de dezembro em São Paulo. Mais informações no book trailer:

Ilustração de Eduardo Brettas para o livro Terra Papagalli

11 thoughts on “Livro primoroso reúne todos os papagaios, araras e periquitos do Brasil

  1. Maravilha das maravilhas!
    Eu , amo os pássaros, eu amo os animais as plantas a Mãe Terra e a Natureza em geral, desde que estava na barriga da minha mãe…rsrsrsr!
    Se estiver ao meu alcance, eu quero comprar este livro!
    Por favor, depois do lançamento, postem para venda.
    Grata,

    Rosa Bello

  2. Lembra muito as ilustrações de clássicos – botânicos, cientistas e ilustradores do século XIX.
    Lindo trabalho, esmero, arte e beleza.
    Parabéns.

    Frank.

  3. Que coisa mais linda! Fiquei apaixonada! Gostaria muito de adquirir esse livro, por favor postem informações sobre isso! Abraços 🙂

  4. Simplesmente maravilhoso, adoro ficar num lugar que tenha essas maravilhas para limpar e acrescentar novos pensamentos, simplesmente higiene mental, são lindos, perfeitos

  5. Quem quiser comprar o livro basta ir a loja física ou ao site da Livraria Cultura e fazer o pedido, ok?

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: