Evento Avistar reúne observadores neste fim de semana em São Paulo

Posted on: May 17, 2017, by :

IMG-20170517-WA0005

Nesta sexta-feira (19 de maio) começa o Avistar Brasil, mais uma vez ocupando diversas áreas do Instituto Butantan, em São Paulo. Como sempre, o evento atrai observadores de todos os cantos do país, assim como alguns convidados internacionais. Para as crianças, o Avistar Kids é uma garantia de diversão. E as palestras cobrem uma enorme gama de temas ligados às aves e seu universo. Confira a seguir alguns destaques desta edição. Mas não se esqueça de se inscrever se quiser ver as palestras do Congresso Avistar (todas as outras atividades são gratuitas). A programação completa está no site do evento.

  1. Sexta, 11h – Floresta nas Nuvens: A Serra do Apiaú, Roraima, com Mario Cohn-Haft. O pesquisador e professor norte-americano radicado no Brasil revela as novidades em uma área de grande potencial para a descoberta de novas espécies.
  2. Sexta, 16h – Birding Ladies, organizado por Silvia Linhares. Observadoras compartilham suas experiências, em palestras curtas que abordam vários temas em torno do universo feminino e sua relação com a observação de aves.
  3. Sexta, 11h30 – Rolinha-do-planalto: avanços na conservação da espécie, com Pedro Develey e Rafael Bessa. Detalhes sobre as atividades para proteger a rolinha-do-planalto, recém-descoberta em uma área ainda não divulgada no cerrado brasileiro.
  4. Sexta, 12h – Os papa-capins e a ciência cidadã, com Wagner Nogueira. Como os observadores ajudam nos esforços para estudar padrões de migração e comportamentos dos papa-capins e coleirinhos.
  5. Sábado, 11h30 – Ajude a desvendar a migração das aves!, com Karlla Barbosa. As interações entre a ciência e plataformas colaborativas, como o Ebird, Táxeus e Wikiaves, no estudo de espécies migratórias.
  6. Sábado, 16h – Observar as aves é preservar as matas, com Ciro Porto. O jornalista e apresentador do programa Terra da Gente conta um pouco de sua experiência na conservação das espécies nacionais.
  7. Sábado, 15h30 – Beija-flores do Brasil, com Vitor Piacentini e Luiz Carlos Ribenboim. Os autores fazem o lançamento do livro sobre beija-flores e mostram o universo de diversas espécies que ocorrem no país.
  8. Sábado, 14h30 – Roteiro Austral, com Ester Ramirez. A fotógrafa fala de sua experiência no extremo sul do continente americano.
  9. Domingo, 9h – Observação para Iniciantes, com Edu Alexandrino e Luccas Longo. Dicas para quem está começando a observar aves.
  10. Domingo, 14h – O desaparecimento da Arara Azul Pequena, com Dante Teixeira. A intrigante história sobre o sumiço de uma espécie muito pouco conhecida.

No sábado, às 17h, o blog Brasil das Aves vai organizar um encontro de blogueiros, logo após a palestra SEO e Marketing Digital para Blogs, com Osmar Lazarini, da Agência Trampo, no Auditório 2. Apareçam!

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: