O passarinho do twitter
Posted on: December 12, 2011, by : Ze Edu Camargo
Campainha-azul (Porphyrospiza caerulescens) – Foto: Zé Edu Camargo

 

Pra mim, é ele: azulzinho, com o bico amarelo, pequeno e com um nome popular mais que apropriado: campainha-azul. Ou Porphyrospiza caerulescens, se você preferir o nome científico. Essa é a plumagem do macho – as fêmeas têm cores mais discretas, como é comum acontecer entre as aves.

Escolhi a campainha-azul para inaugurar o blog, que pretende abraçar (e abarcar) diversos aspectos da observação de aves, ou birdwatching. Mais especificamente, quero falar da fotografia, uma face muito associada a esta atividade, principalmente no Brasil.

Você verá aqui fotos de profissionais (como os fotógrafos da National que você encontra no blog Por Trás das Lentes – todos têm fantásticas fotos de aves), mas também de amadores que não passam um fim de semana, na cidade ou no campo, sem sair em busca de um clique perfeito. Dicas de equipamentos, livros, filmes, guias, bons lugares para o birding (a palavra em português também é deliciosa, e lembra Mario Quintana: passarinhar). Como o lugar em que fiz esta foto, o Parque Estadual da Serra de Caldas, um enclave de cerrado entre Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás.

Mais pra frente pretendo voltar a falar desse parque, com detalhes das trilhas e das aves que lá gorjeiam. Por enquanto, fico por aqui. Aproveitando o mote para indicar o twitter do blog: @BrasildasAves.

P.S: A ilustração do passarinho do twitter, na verdade, é criação de um artista plástico chamado Simon Oxley. Aqui você lê (em inglês) uma entrevista com ele, feita pelo jornal The Washington Post: http://migre.me/5Ll4Z

11 thoughts on “O passarinho do twitter

  1. Zé Edu,

    Parabens pelo blog. Sucesso para você e que este espaço sempre traga artigos de interesse dos passarinheiros de plantão… Boa sorte.

  2. Excelente iniciativa, Zé Edu! Já coloquei nos meus favoritos… Tenho agora que agradecer a Angela Carneiro, pela dica. 🙂
    Abraços!

  3. Parabéns Zé Edu.. será mais um ótimo lugar de passarinhar na internet!
    E que venham novos post..
    Abraços,
    Vinicius Pontello

  4. Ave linda, que tive o privilégio de ver e fotografar aqui mesmo em BH este ano.

    Infelizmente os poucos lugares que ainda vivem e se reproduzem por aqui são castigados pelos incêndios criminosos todos os anos.

  5. Sou apaixonada por pássaros, e de preferência soltos na natureza.
    Tenho alguns livros sobre pássaros de algumas regiões do Brasil
    Matéria que me encanta.
    Parabéns!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: