A Mata Atlântica revelada
Posted on: February 5, 2013, by : Ze Edu Camargo

Tomas Sigrist é um nome conhecido por qualquer um que já teve contato com a observação de aves. Naturalista, ilustrador e pesquisador, ele ajudou a formar inúmeros birders no país, com seus excelentes guias de campo. E agora alça voos mais altos, com livros de arte que qualquer apaixonado pela vida selvagem gostaria de ter. Esse é o caso do monumental Iconografia das Aves do Brasil – Mata Atlântica, um volume de 400 páginas que exibe, página a página, toda a exuberância de cores e formas de um bioma riquíssimo. O livro é o segundo volume de uma série, iniciada com o Cerrado (leia aqui um artigo que escrevi sobre a obra).

As fotos do volume Mata Atlântica são de um profissional que conhece profundamente os meandros, veredas e segredos de nossas terras. Lester Scalon, mineiro de Sacramento, percorre desde garoto as matas brasileiras. E vem, ano a ano, aprimorando sua técnica e produzindo obras consistentes que revelam fauna e flora de ambientes como a Serra da Canastra, o sertão, o Pantanal. Neste volume, as aves da Mata Atlântica são exibidas em uma profusão de cores e climas, mostrando detalhes de comportamento e habitat, levando o leitor a uma viagem visual. Um livro indispensável a qualquer birder que se preze. As fotos abaixo, todas de Lester Scalon, fazem parte da obra.

O livro Iconografia das Aves do Brasil – Mata Atlântica pode ser encomendada no site da editora Avis Brasilis.

Araçari-banana. Foto Lester Scalon.

 

 

 

 

 

 

 

 

20 thoughts on “A Mata Atlântica revelada

  1. são fotos tão maravilhosas que nos tiram as palavras ,e são tantas as especies que fica ate dificil nomear cada uma delas,parabens pelo esforço e dedicação ,para nos fazer conhecer-mos nossa fauna brasileira e seus misterios e encantos!!!!!

  2. Como a natureza é perfeita, lindíssima… pena que aqueles que ganharam o dom da inteligência não a sabem usar. O próprio homem está conseguindo acabar com todo o planeta . . .

  3. QUE TRABALHO MA…RA…VI…LHO…SOOOOOOOOOOOOOO!!!! PARABÉEEEEEEENS!!!!
    IMAGENS DIVINAS. SEM MAIS PALAVRAS DIANTE DE TAMANHA BELEZA NATURAL….

  4. Maravilhoso! Lindíssimo! Indispensável! Tenho um exemplar, assim como um guia de campo do Sigrist. São uma ajuda preciosa para identificar as espécies. Parabéns pelo artigo! Eles merecem esse reconhecimento

  5. Fascinante. Trabalho belíssimo e significativo para os amantes das nossas aves, além de riquíssimo guia de consulta aos estudiosos.

    Parabéns.

  6. Estou procurando o livro ICONOGRAFIA DAS AVES DO BRASIL – MATA ATLANTICA, onde posso adquiri-lo ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: